Inflamação no tendão da bailarina

Tendão de aquiles, mais conhecido como “tendão da bailarina”, localizado na parte posterior da perna, na região acima do calcanhar, o tendão de Aquiles tem como função conectar os músculos da panturrilha ao calcâneo (osso que dá forma ao calcanhar), sendo uma das partes do corpo mais exigidas durante a corrida. Por consequência disso, é também uma das mais sujeitas a lesões. A mais comum é a tendinopatia do tendão de Aquiles, uma inflamação que pode acometer tanto o ligamento como o calcâneo e pode ter consequências graves caso não tratada adequadamente.

lesão-muscular

Essa inflamação é causada por uma sobrecarga gerada pelo esforço muito intenso e repetitivo. Essa sobrecarga pode ocorrer mesmo em um curto espaço de tempo, caso haja excesso na intensidade do exercício. (O “sobe e desce” da ponta, né?)

Os principais sintomas são o inchaço do tendão e a dor, que pode ocorrer durante ou após os exercícios – mesmo em repouso, ou em ambos os momentos, dependendo da intensidade.

Cuidados:
• Aplicação de compressas de gelo sobre o calcanhar por 8 minutos, seguidos de 3 minutos sem gelo, repetindo até completar o ciclo total de 30 minutos, por 3 ou 4 dias ou até que a dor desapareça.
• Elevação da perna sobre um travesseiro, quando estiver deitado.
• Uso de medicamentos antiinflamatórios, prescritos pelo médico.

Marcado:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: