Como costurar e amarrar a sapatilha

Como costurar o elástico:1 (1) 2

Como costurar a fita:
1) Pegue a sapatilha e dobre o salto (a parte de tecido que envolve o calcanhar) para frente, em direção à sola. Coloque a fita dentro da sapatilha, logo depois da dobra do salto, e marque levemente a sapatilha com uma caneta ou um lápis.

2) Para certificar-se do acerto na marca, observe se ela está próxima da costura lateral da sapatilha (aquela que todas têm). A marca deve estar ou no meio da costura ou um pouco antes dela, em direção ao calcanhar.

3) Ao costurar, não se esqueça de que o lado brilhante da fita deve ficar para fora. Costure sempre no contorno da fita. Atravesse toda a espessura da fita, mas somente o forro branco da sapatilha. Os pontos não devem atravessar o cetim.

4) É bom também “entortar” um pouco a posição da fita, deixando-a na diagonal, já que essa é a posição de amarrar as fitas. Tenha também o cuidado de não costurar o elástico da sapatilha, porque isto impedirá o ajuste apropriado. Você saberá que furou o elástico se for difícil puxar a agulha na volta da costura.

5) Para impedir que as fitas desfiem, ponha fogo em suas extremidades (mas muito rapidamente, e bem pouquinho!). Cuidado: isto deve ser feito somente por um adulto. Também pode passar esmalte.

Como amarrar a fita:

1) Passe a fita do lado de fora por cima do tornozelo, dando uma volta passando o restante por baixo da fita.

imagem005

2) Passe a fita no lado de dentro por cima do tornozelo dando duas voltas e amarre o restante da fita.

imagem006

3) Faça um nó na fita e esconda a ponta por baixo da fita que está no tornozelo.

imagem007

Marcado:, , , , , , ,